terça-feira, 15 de outubro de 2019

felizes dias

no dia dos professores 
eu desejo 
aos meus companheiros 
os devidos merecimentos 
pelo dia 
e são tantos 
dias de luta 
coletiva 
por uma causa justa - 
dar a oportunidade ao próximo
de exercer e conquistar a própria luta. 
o professor é o poema 
na vida do seu semelhante 
aparece e sem sentido 
vai fazendo sentido e dando-se
pela profissão
delicadeza e força
pela dedicação
i-n-t-e-g-r-a-l
o professor não descansa 
e poderia ser chamado de O incansável 
se fosse um super-herói 
e não um ser-humano, 
na realidade a gente sabe -
ou precisa saber 
que o profissional está cansado 
de não receber o seu devido cuidado 
o devido valor pelo seu trabalho.
e quando falamos sobre troca 
e sobre aprender 
é quando o professor 
é surpreendido 
e precisa ser surpreendente 
para lidar com o inesperado 
que -
nota-se 
ele precisa cuidar 
- muitas vezes sozinho -, 
e tudo isso não estava 
nos livros didáticos. 
pelas transformações 
que os ensinam a se recriar 
e por que nos ensinam a transformar 
e esse é o barato de ensinar: 
apreender. 
no entanto, 
o verdadeiro desejo 
quando me deparo 
com a realidade 
e os discursos 
dos profissionais
de ensino 
quando me vejo 
dentro dessa luta, 
é que entendam que ainda 
muitos precisam aprender 
que os heróis de um país 
não cairão do céu 
os heróis também 
são feitos 
de sabedoria 
e o seu poder de saber 
para que saibamos 
do nosso poder de revolucionar 
o meu desejo 
é que os professores 
possam comemorar 
não somente hoje 
e sim todos os dias. 
no dia dos professores 
eu desejo tudo de bom 
pelo dia, 
pela profissão, 
pela dedicação, 
pelo carinho, 
por cuidado, 
pela troca e por causa da entrega, 
pelos diversos acontecimentos
de surpresa que precisam lidar 
- muitas vezes sozinhos -, 
pelas transformações 
que os ensinam a se reformular 
e por que nos ensinam a elaborar  
no entanto, 
meu desejo 
quando me deparo 
com a realidade 
dos profissionais de ensino 
é que tenham condições 
para que exerçam o seu ofício 
e possam comemorar 
com tamanha alegria 
o fato com orgulho 
"Eu sou professor" 
não somente hoje e sim todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário